quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dica XVIII: Catarina, A Grande

Livro: Catarina, A Grande, Retrato de uma Mulher.
Autor: Robert K. Massie.
Editora: Rocco.
Resumo:             A jovem Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst, pensava ter sido o maior progresso de sua vida o fato de sua família ter ganhado do Rei da Prússia, o Principado de Anhalt (eles já possuíam o pequeno Principado de Zerbst) dado a seu pai o Príncipe Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst. Até que na noite de ano-novo em meio à ceia chega um mensageiro da recém-coroada Czarina de Todas As Rússias, Elizabeth I, que convocava ela e sua mãe (o pai não foi convidado) para se apresentarem a Corte que estava em Moscou, com a intenção dela se casar com o novo Tsarevitch Pedro Ulrich Fiodorovitch de Holstein-Gottorp-Romanov.
                          Pedro era seu primo, com quem ela já tinha conhecido e passado algumas semanas em Kiel, capital do Ducado de Holstein (antigo título nobiliárquico de Pedro), órfão de pai e mãe, Pedro desde os 11 anos passou a ser Duque de Holstein e herdeiro dos tronos da Rússia e também da Suécia, sempre foi apaixonado por paradas militares e coisas do tipo. Até que em um belo dia, Pedro foi parar em São Petersburgo e passou a ser Tsarevitch.
                          Sofia então se casa com Pedro e se converte à fé ortodoxa, mudando assim o nome para Catarina, tem um filho que a Czarina Elizabeth I (e não ela) dá o nome de Paulo. Anos depois Elizabeth morre e Pedro assume o trono de Czar de Todas As Rússias como Pedro III (curiosidade: Pedro III era neto de Pedro I, O Grande) 6 meses depois é deposto e três meses depois morre misteriosamente em um pequeno pavilhão na Propriedade Imperial de Oranienbaum.
                         Então Catarina assume o trono como Czarina de Todas As Rússias Catarina II, e faz grandes reformas e cria o progresso na Rússia. Construiu o Museu do Heritage, inicialmente uma pequena ala do Palácio de Inverno, atualmente o 2º Maior Museu do Mundo. Patrocinou Filósofos do Iluminismo, como Diderot e Voltaire, convocou um parlamento para a Rússia (que não deu certo), transformou seu antigo amante Stanislaus Poniatovski em Rei da Polônia e expandiu o território russo.
                        Foi sucedida por seu filho o Czar Paulo I, isto e muito mais você encontra no livro Catarina, A Grande, Retrato de uma Mulher.

Capa do livro.

Pedro III, Catarina II e Paulo I, fantasiado de turco.



                         

Sem comentários:

Enviar um comentário